Avaliação Institucional

A Comissão Própria de Avaliação da Faculdade Iguaçu vincula-se ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído pela Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, que define como elementos constitutivos a avaliação institucional, entre outros.

Com a finalidade construtiva e formativa, o SINAES busca ser permanente e envolver toda a comunidade acadêmica, desenvolvendo a cultura de avaliação em toda instituição de ensino superior. Esse Sistema fundamenta-se na necessidade de promoção da melhoria da qualidade da educação superior, a orientação da expansão da sua oferta, o aumento permanente da sua eficácia institucional, da sua efetividade acadêmica e social e do aprofundamento dos seus compromissos e responsabilidades sociais.

Para a realização desses propósitos, o SINAES integra 3(três) modalidades principais de instrumentos de avaliação, aplicados em diferentes momentos:

1) Avaliação das Instituições de Educação Superior;

 •  auto-avaliação – coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA)

 •  avaliação externa – realizada por comissões designadas pelo INEP.

2) Avaliação dos Cursos de Graduação (processos de reconhecimento e de renovação de reconhecimento);

3) Avaliação de Desempenho dos Estudantes (Enade).

Assim, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Faculdade Iguaçu integra a etapa da Avaliação das Instituições de Educação Superior, realizando a auto-avaliação ou a chamada avaliação interna. A CPA, no desempenho de suas atribuições, é responsável pela “condução dos processos de avaliação internos da instituição, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo INEP”.

Ressalta-se que a CPA é órgão de representação acadêmica e não da administração da instituição. A CPA da Faculdade Iguaçu avançou em sua atuação de 2006 a 2012 e, desde então, tem realizado ações no sentido de sensibilizar a comunidade acadêmica sobre seu papel e a importância de todos no processo de avaliação institucional.