Sistemas de Informação

8 Períodos | 4 Anos

Informações Gerais


CursoSistemas de Informação
Carga Horária3060
FormaçãoBacharel
ModalidadePresencial
RegimeSemestral
Duração8 períodos (semestres) – 4 anos
Coordenador (a)Jussieli Gregol Steinhorst
Total de Vagas100
Reconhecimento do MECPortaria nº 412 de 23/07/2014
Objetivos

Formar profissionais que atendam as necessidades cada vez mais crescentes do mercado, que se configura principalmente, por empresas, profissionais liberais e organizações, nas mais diversas áreas como: comercial, industrial, agropecuária, extrativista, prestação de serviços, entre outras, atendendo demandas tanto do setor público como do setor privado. Objetivando atender a estas necessidades, o curso visa formar profissionais aptos para atuar em planejamento, análise e utilização das modernas tecnologias de informação, sendo as mesmas aplicadas nas mais diversas áreas, como ferramentas de controle, logística e de apoio à decisão.

Missão

Formar profissionais aptos a desenvolverem-se em meio aos avanços tecnológicos através de uma capacitação de qualidade, produzindo e disseminando conhecimento por meio do ensino, da pesquisa e da extensão comprometidos com o saber, com a ética, com o trabalho e com o progresso, contribuindo com o desenvolvimento econômico e social.

Perfil do Profissional
  • Profissional dotado de capacidade de compreender problemas do mundo real, e propor soluções para os mesmos mediante a aplicação dos conhecimentos adquiridos, efetuando a análise sistêmica, sintetizando e projetando-as, com a capacidade de avaliar o que se apresenta como melhor solução. Para tal, o egresso ao final do curso deverá apresentar como habilidades pessoais, o pensamento sistêmico, a capacidade de resolução de problemas, o pensamento crítico, a análise de risco, a disciplina pessoal, a persistência, a curiosidade, a capacidade de auto-aprendizado e a abertura às mudanças.
  • Profissional capaz de desenvolver habilidades interpessoais que lhe serão de grande valia no mercado de trabalho, entre elas pode-se citar: o trabalho colaborativo e em equipe, a capacidade de comunicação no próprio grupo, bem como perante platéias e, a capacidade de resolução conjunta de problemas.
  • Profissional dotado da capacidade de desenvolver e aplicar as habilidades de: abstração, representação e organização da informação, arquiteturas de sistemas empresariais, conceitos de distribuição da informação e de sistemas, comportamento humano e interação com computadores, dinâmicas das mudanças, gerenciamento do processo de informatização e desenvolvimento de sistemas, domínios específicos da área de sistemas de informação, uso de ferramentas computacionais para aplicação dos conhecimentos.
  • Profissional com capacidade de promover mudanças nas organizações, mediante a aplicação de novas tecnologias, buscando sempre as melhores soluções para os problemas que lhe forem apresentados, e refletir sobre as ações, decisões e o impacto das mesmas junto à sociedade.
  • Profissional qualificado e estimulado para a pesquisa de novas tecnologias de informação.
  • Espera-se que os egressos, ao habilitarem-se, possam assumir com competência, cargos como:
  • Analista e Projetista de Sistemas de Informação
  • Administrador de banco de dados
  • Gerente de Redes de Computadores
  • Engenheiro de Software
  • Empreendedor na área de Informática
  • Consultor na área de Informática