Aconteceu na noite do dia 23 de junho de 2015, nas dependências da Faculdade Iguaçu, o SEMINÁRIO DE GESTÃO DE CUSTOS, organizado pelos acadêmicos do 5º e 7º Períodos do Curso de Administração, com a Coordenação da Profª. Andreza Piton Farina.

Considerando o ambiente competitivo no qual estão inseridas as organizações, para manterem-se firmes as empresas precisam desenvolver vantagens perante a concorrência e para tal, precisam de flexibilidade de processos e melhoria contínua de eficiência e produtividade.

A professora Andreza, destacou que algumas características das empresas modernas são a manutenção do foco no cliente, a diversificação de produtos e serviços, redução de prazos de entrega, de perdas e desperdícios, a busca constante pela melhoria contínua da qualidade dos processos, produtos e resultados através da inovação de métodos de trabalho, de controle de processos e de práticas de gestão e que, diante deste cenário, a análise e gestão de custos tornam-se uma área chave para o sucesso do negócio, haja vista que um dos principais objetivos da empresa moderna relaciona-se com a redução de custos para tornar-se competitiva no mercado globalizado, maximizando seu lucro.

De maneira a ilustrar a realidade organizacional, contribuindo com o aprendizado acadêmico através da exposição das práticas de gerenciamento de custos, o Seminário de Gestão de Custos, contou com convidados representantes da empresa Dip Frangos S.A.: Sr. Roberto Leandro Wildner, Supervisor Administrativo do Abatedouro de Aves, sr. Ismael Pires da Cruz, Supervisor de Recursos Materiais da Unidade e sr. Fabrício Menin, responsável pela área de contabilidade no frigorífico.

Entre outros assuntos, os convidados presentes apresentaram aos acadêmicos situações cotidianas e práticas organizacionais, relacionadas à Gestão de Custos, abordando temas como gestão de recursos materiais, gerenciamento de custos industriais e otimização de resultados, análise e gestão de custos de materiais, métodos de custeio, bem como elaboração e utilização de Orçamento, salientando a importância deste processo para a lucratividade das empresas.

Como apresentado pelos convidados da empresa Dip Frangos S.A.: “[...] o sucesso do negócio está no controle dos detalhes envolvidos no processo, portanto, é fundamental aos gestores o conhecimento e entendimento das particularidades que compõem o sistema organizacional.” Reforçam ainda: “[...] o trabalho em equipe, com foco nos resultados, a definição de metas e o monitoramento preciso dos resultados, comparados a tais objetivos e ainda, a visão atenta aos detalhes, por parte dos responsáveis de cada processo interno, são os fatores chave para o aumento da lucratividade das empresas”.

 

Finalizando o evento, a Diretora Acadêmica, professora Izolete Schneider destacou a importância da parceria entre Empresas e Instituição de Ensino Superior para a formação e qualificação dos acadêmicos, bem como salientou o quanto é relevante a empresa Dip Frangos S.A. para o desenvolvimento de Capanema e Região, agradecendo sua contribuição com a formação profissional dos estudantes do Curso de Administração da Faculdade Iguaçu.